Resenha: Padre Elias, um Apocalipse

“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. ” Mateus 16,18

O que é um apocalipse? Nas palavras de Michael D. O’Brien, autor de Padre Elias, “um apocalipse é uma peça de literatura que lida com o fim da raça humana”. Mas antes de falar sobre o fim, falemos sobre o começo.

Em 1942, na Polônia, um jovem judeu fugia dos soldados alemães. Seu nome era Davi Schäfer. Sua família? Todos mortos no holocausto. Encontrou abrigo na casa de um piedoso senhor, católico devoto, que o escondeu no sótão. Tão logo foram traídos, seu fiel amigo fora assassinado pelos nazistas e Davi se vê fugindo novamente. Os anos passam, e o coração daquele fugitivo endurece com o sofrimento.  Davi tornou-se um líder judeu, um acadêmico, um advogado poderoso e de sucesso, que passaria por cima de todos para alcançar o poder. Casou-se com Rute, a única que trazia consolo para o seu coração. Logo teriam o primeiro filho. Até Rute também ser assassinada, ainda grávida. Tudo parecia perdido. Davi fugiria uma última vez, a vez que decidiria o seu destino e traria finalmente sentido para sua alma. Ele fugiria para o coração de Jesus.

Mais de 50 anos depois, um monge encontrava-se nos jardins do Monte Carmelo. Não mais respondia por Davi. Agora ele era Padre Elias. Sua vida era calma e reclusa. Há anos não via o noticiário ou sabia o que estaria acontecendo no mundo fora dos muros do convento. Por isso tamanha a sua surpresa quando recebeu um convite do Vaticano. O próprio Papa estava chamando-o para uma missão, esta que seria a maior de sua vida, ou talvez a maior da história. Havia um homem, um poderoso visionário, símbolo do novo milênio. Um homem que prometeria unir as nações, trazer a paz, ajudar os mais oprimidos da sociedade, unificar os países. Parecia ser um homem perfeito, não fosse a certeza do Santo Padre, o Papa, de que ele seria o próprio anticristo. O objetivo do Padre Elias era de encontrar esse homem e converter a sua alma, para pelo menos adiar o fim dos tempos até que toda a humanidade conhecesse o evangelho de Cristo.

A partir de então, o nosso humilde padre irá partir para uma aventura perigosa, não somente para o corpo, mas também para a sua alma. Lembranças do passado tomariam conta do seu coração, deixando-o frágil. Seria ele capaz de prosseguir com essa missão? Quem eram os inimigos, em quem ele podia confiar? Sua única certeza era o seu amor a Cristo. A Igreja se via cada vez mais atacada, o Inimigo conseguiria enfim vencê-la? Não enquanto existirem àqueles fiéis a ela, os santos, os mártires, os justos.

Em minha humilde opinião, esse livro foi um dos melhores que li no tocante à literatura. Apesar das mais de 700 páginas, é um livro fácil e leve de ser lido. Algumas partes são realmente emocionantes, me fez amar e respeitar ainda mais os sacerdotes e me fez perceber que realmente estamos imersos em uma batalha espiritual. Um livro que, por trás de uma história fictícia, traz muitos ensinamentos e verdades reais. Com certeza recomento a qualquer um que queira se aventurar junto com o Padre Elias.

Sobre o autor: Michael D. O’Brien é católico e, além de autor, é artista e professor de fé e cultura. Nascido em 1948 em Ontário, Canadá, é casado e pai de 6 filhos. O livro Padre Elias – Um Apocalipse, faz parte de uma saga de 7 livros chamada “Children of the last days”, mas infelizmente os outros livros ainda não possuem tradução no Brasil.

Para quem quiser adquirir o livro, compre com o link a seguir e estará ajudando nosso apostolado: https://amzn.to/2M6vMZX (Vide Editorial) ou https://amzn.to/2smTHeF (Editora Ecclesiae).

Claudia Godoy, administradora do @cristoelivros

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s