A Caridade

O que é a caridade? 
“A caridade não é algo criado na alma, mas o próprio Deus” (S. Tomás de Aquino). “Deus é amor” já dizia o Evangelista João em sua primeira carta; onde também nos exorta: “Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus” (1Jo 4,7). Sendo também parte de nossa obrigação deixada por Jesus Cristo Nosso Senhor: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15,12). 
Por fim, a caridade é o próprio Deus e também uma virtude “pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas” (CIC 1822). 

A caridade é superior a todas as virtudes 
Isto porque é ela que vivifica e inspira todas as outras virtudes “revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição” (Cl 3,14). Pela caridade, não nos apresentamos a Deus como mercenários que esperam sua recompensa, mas como filhos que correspondem ao amor daquele que “nos amou primeiro” (1Jo 4,19). 
A finalidade de toda e qualquer ação nossa deve ser o amor (entenda caridade) pois como dito por Paulo: “se não tivesse a caridade, nada seria” (1 Cor 13,2). 
É com a caridade que se ama ao próximo e é amando ao próximo que se ama a Deus; o amor perfeito a Deus perpassa pela prática da caridade. E é pela caridade que Cristo se faz homem para padecer por nossos pecados. 

Apelo 
“A caridade nesta vida sempre tem como crescer” (Santo Tomás de Aquino) 
Jesus nos convida e dá testemunho de caridade. Sua encarnação, vida e morte é o preâmbulo da vida que nós, cristãos, devemos levar. Nutridos pela sua Palavra contida na Sagrada Escritura, pelo seu Corpo e Sangue contidos na Eucaristia, e pelo seu testemunho que ecoa pelos séculos aquecendo os corações, nós, povo de Deus, Igreja, somos convidados pelo Senhor a ser “perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). 

Verbum caro factum est, et habitavit in nobis — E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós” (Jo 1,14

Por:
Gregório Matos Loureiro de Souza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s